A história do Avaí na Série A do Campeonato Brasileiro começou em 1974, quando o Leão chegou ao Nacional depois de ter conquistado o Campeonato Catarinense de 1973. O time contava com alguns jogadores que até hoje são lembrados pelos torcedores. Nos quatros campeonatos disputados, 1974, 1976, 1978 e 1979 defenderam o Leão os atacantes Toninho e Veneza, os meias Balduíno, Renato Sá e Lico.
Ao todo 53 partidas, com 11 vitórias, 12 empates e 30 derrotas. A melhor participação do Avaí foi em 1976, quando o time acabou em 36º. Os maiores artilheiros nessa época foram Renato Sá e Néia — com quatro gols cada — e Balduíno e Toninho, que somaram três gols cada um.
Uma curiosidade marca a participação do Avaí nos Brasileiros. Como o estádio Adolfo Konder não reunia condições para receber os jogos do campeonato, o Avaí recebeu todos os seus jogos no estádio orlando Scarpelli, que era a casa do rival Figueirense.
O comentarista da RBS TV, Roberto Alves, lembra que naquela época não havia essa paixão violenta dos torcedores como existe hoje. Segundo ele, as torcidas de Avaí e Figueirense saiam juntas do estádio sem atrito, dentro do mesmo ônibus, inclusive.
Os dados sobre a participação do Avaí nos brasileiros são da Futpédia, a enciclopédia online sobre futebol do GloboEsporte.com.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.