| 13/10/2005 13h28min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu o governo português hoje ao fazer um pedido para que o país perdoe a multa que deve ser paga pelos imigrantes ilegais quando tentam regularizar a situação.
Em coletiva ao lado do primeiro-ministro português, José Sócrates, Lula disse que Portugal poderia perdoar a dívida dos brasileiros pobres, assim como o Brasil está perdoando a dívida de países mais pobres como os africanos.
– Peço que Portugal faça a generosidade de perdoar a dívida dos pobres brasileiros como estamos perdoando a dívida dos países pobres. Isso porque esses companheiros certamente não têm mil euros para pagar a multa – disse o presidente.
Surpreso, José Sócrates disse apenas que o pedido seria estudado e anunciou como medida para regularizar a situação dos brasileiros a criação, nos aeroportos, de um portão específico para as pessoas que chegam de países da comunidade de língua portuguesa. Em 2003 foi assinado um acordo para regularizar a situação de brasileiros que entraram em Portugal até 11 de julho de 2003. Até agora, 30 mil pediram a regularização mas apenas 13.693 tiveram seus pedidos aceitos. O técnico da seleção portuguesa de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, entrou na campanha para estimular a regularização.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.