| hmin
A abertura do 2º Fórum Social Mundial, na tarde desta quinta-feira, dia 31 , atraiu milhares de pessoas ao Anfiteatro Pôr-do-Sol, em Porto Alegre. A organização substituiu a inauguração fechada da primeira edição, restritra a credenciados, por um espetáculo aberto e ao ar livre. A abertura ganhou em participação popular, com mais shows e menos discursos de autoridades.
O público foi formado aos poucos, no final da tarde, com a chegada dos participantes da Caminhada pela Paz, iniciada no Centro. Antes das apresentações de grupos musicais e de dança, três discursos, do prefeito Tarso Genro, de Cândido Grwybowski, diretor-geral do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) - em nome do comitê organizador - e do governador Olívio Dutra. Todos condenaram a globalização.
Olívio - mais ovacionado que o prefeito - afirmou que o Fórum é "um desaguadouro de alternativas para os povos oprimidos e incorformados do mundo inteiro". O governador apareceu de chapéu, botas e bombacha, com um lenço branco no pescoço. Condenou o terrorismo, a intervenção americana no Afeganistão e voltou a lamentar os assassinatos dos prefeitos Antônio da Costa Santos, de Campinas, e Celso Daniel, de Santo André.
Menos de uma hora depois de iniciado o espetáculo, boa parte do público começou a abandonar o anfiteatro. Os intervalos entre uma apresentação e outra eram animados por um grupo de cerca de 20 argentinos, no centro do parque. Faziam trenzinho, cantavam, agitando bandeiras do país.
Nesta sexta-feira, dia 1º fevereiro, começam as conferências, seminários, oficinas e testemunhos. Uma das principais estrelas desta edição, o lingüista norte-americano Noam Chomsky, fará nesta sexta a conferência magna intitulada Um Mundo sem Guerras é Possível, que ocorre às 18h, na PUCRS. Além de participar do Fórum, Chomsky está lançando no Brasil o livro 11 de Setembro, que reúne uma série de reportagens concedidas a jornais de todo o mundo sobre os atentados terroristas nos Estados Unidos no período de um mês que seu seguiu aos atentados.
Mais informações sobre o evento no especial Fórum Social Mundial 2002.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.