| 24/09/2005 15h
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Colômbia, Álvaro Uribe, abriram hoje a II Conferência Mundial do Café instando aos países produtores e consumidores a buscarem um comércio mais justo.
– A reordenação do mercado internacional do café é um capítulo da luta por um comércio mais justo. Isso pode fazer a diferença entre a dignidade e a miséria – disse Lula no discurso de abertura da Conferência, em Salvador (Bahia).
Da reunião, que durará dois dias e que foi convocada pela Organização Internacional do Café (OIC), participam cerca 1.000 representantes dos países produtores e consumidores de café, que analisarão os problemas deixados pela dura crise sofrida pelo setor nos últimos anos.
Lula lembrou que o café é um cultivo que sustenta milhões de famílias em países pobres da América Latina, da África e da Ásia e que, apesar de o comércio mundial do grão ter crescido nos últimos dez anos, os lucros dos produtores tomam o sentido contrário.
Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, além de ocupar o segundo lugar no mercado consumidor, motivos que levaram a Organização Internacional do Café a escolher o país para sediar o evento.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.