| 23/09/2005 21h46min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota em afirma ter recebido com tristeza a notícia da morte do "querido e companheiro Apolônio de Carvalho", um dos mais antigos militantes de esquerda do país.
Segundo o presidente, Apolônio foi “um dos maiores exemplos de bravura, coragem e coerência que já conheci" e "um personagem absolutamente ímpar em nossa história. Lutou com o mesmo empenho na resistência francesa ao nazismo e nas fileiras da redemocratização no Brasil".
Na nota, divulgada pela Secretaria de Imprensa e Porta-voz da Presidência da República, Lula lembra que em uma das suas últimas manifestações em público, Apolônio de Carvalho se definiu como um "otimista irreversível" – e "me emocionou com o ensinamento de que a perseverança e a honestidade de propósitos serão sempre recompensadas".
Para o presidente Lula, a vida de Apolônio mostra que vale a pena enfrentar "a batalha pela igualdade e a justiça social em qualquer tempo e em qualquer lugar do mundo".
Apolônio de Carvalho morreu no fim desta tarde aos 93 anos, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde quarta na Casa de Saúde Portugal em decorrência de uma infecção respiratória.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.