| 11/09/2005 20h31min
O número 1 do tênis mundial mundo segue imbatível. Jogando hoje contra o norte-americano Andre Agassi, Roger Federer venceu por 3 sets a 1 (6/3, 2/6, 7/6 (7-1) e 6/1) e conquistou o Aberto dos Estados Unidos pela segunda vez.
Esta foi a nona conquista da temporada e a sexta em torneios do Grand Slam. A 38ª edição do Aberto dos EUA registrou ainda um público total de 659.563 pessoas – a melhor marca na história do torneio e arrecadação superior a US$ 70 milhões.
Dentro do novo recorde, estão computados os 24.797 espectadores que acompanharam a vitória de Federer. O novo recorde supera o registrado em 2001 (639.343 torcedores). A cidade de Nova York vivia um clima especial.
Era um dia bastante simbólico – o quarto aniversário dos atentados terroristas que mataram mais de 3 mil pessoas na cidade. E os torcedores não esconderam a preferência por ver um compatriota levar o título. Assim, passaram a motivar ainda mais Agassi.
Variando o repertório de jogadas e mostrando mais agressividade para fechar os pontos, o ex-número 1 do mundo começou a pressionar o saque de Federer. Acuado, o suíço se viu obrigado a salvar vários pontos decisivos e cometeu erros não-forçados (o que normalmente não acontece). Mesmo assim, manteve a calma e venceu com mais técnica.
Foi a 35ª vitória consecutiva do suíço em quadra de concreto – a última derrota foi para Marat Safin nas semifinais do Aberto da Austrália, em janeiro – e a 23ª em finais de torneios oficiais. Em 2005, o tenista tem nove títulos, com 64 vitórias e apenas três derrotas. Além disso, Federer se tornou o primeiro tenista a vencer Wimbledon e o Aberto dos EUA consecutivamente.
AGÊNCIAS AP, EFE E PLACARGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.