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 | 05/09/2005 10h10min

Supermercados ampliam compras para final do ano

Expectativa é de que mostra do setor gere R$ 7 bi em negócios

Exatamente no período em que os supermercados começam a se preparar para a principal época de vendas do ano - o Natal e as férias -, mesma fase em que a indústria apresenta ao varejo seus lançamentos de fim de ano, será realizada, a partir de hoje, em São Paulo, a ExpoAbras, principal mostra do segmento no país.

Até a quinta-feira, o setor, que faturou quase R$ 100 bilhões e empregou 790 mil funcionários no ano passado, fechará negócios que, em breve, terão reflexo nas gôndolas dos supermercados de todo o país. Tradicionalmente, o segundo semestre é responsável por mais de 60% do total das compras do setor. Somente na feira do ano passado, realizada no Rio, foram 300 expositores (nacionais e estrangeiros), que receberam 40 mil visitantes e geraram R$ 7 bilhões de negócios.

É este resultado que a mostra, promovida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a ser inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pretende registrar em sua primeira edição em São Paulo. Será colocado em prática um novo conceito da promoção, que quer deixar em segundo plano seu cunho mais institucional, de relacionamento, e se transformar essencialmente em um encontro de negócios.

Uma das propostas é abrir espaço para que as pequenas empresas fornecedoras tenham a mesma oportunidade dos demais expositores de estar em contato com os profissionais dos supermercados por meio de espaços temáticos.

Um desses espaços será o orgânico, onde 20 empresas desse segmento agrícola mostrarão os produtos que os proprietários de supermercados poderão colocar à venda em suas lojas. O objetivo é orientar e conscientizar sobre como trabalhar com os orgânicos e naturais, além de ampliar a seção desses produtos nas lojas. No dia 10, começará a Semana do Alimento Orgânico, promovida pela primeira vez em 18 Estados, incluindo o Rio Grande do Sul.

Informações do Centro Internacional de Comércio (ITC) apontam que o comércio mundial de alimentos orgânicos movimentou US$ 24 bilhões em 2003. Naquele ano, no Brasil, foram US$ 200 milhões. De acordo com pesquisa do Ministério da Agricultura, o Brasil tem 12.801 produtos orgânicos, cultivados em uma área total de 6.587.637 hectares.

A Região Sul lidera a produção de alimentos orgânicos, com 9.107 itens, entre frutas, hortaliças, grãos, palmito, carnes, ovos, óleos, cachaça, entre outros.

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