Notícias

 | 14/08/2005 21h29min

Fazendas fictícias são usadas para pagar dívidas e levantar financiamentos

Reportagem explicitou golpe utilizado por Valério para saldar débito com governo

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu nesta noite uma reportagem demonstrando que documentos fraudulentos confirmam a existência somente no papel de fazendas no Oeste da Bahia. As fazendas inexistentes são utilizadas como garantia para levantar financiamentos de bancos e pagar dívidas com o governo. Foi desta forma, segundo a reportagem, que o publicitário Marcos Valério conseguiu pagar dívida de R$ 9 milhões com o governo federal.

José Queiroz Barreto, "Zé Manteiga", é um corretor de imóveis conhecido por vender fazendas sem terra, que existem somente no papel. Barreiras, São Desidério, Barboza do Rio Pedro e Riacho das Neves são as cidades em que fazendas ilegais foram registradas. Segundo a reportagem, a facilidade é tamanha que o corretor já tem em sua casa escrituras prontas para vender sem que exista um palmo de terra.

No documento apresentado por Valério, o agricultor Gogônio Tolentino teria vendido 20 mil hectares de terra para o publicitário. Tolentino diz que sua terra é muito pequena e que nunca vendeu as terras para o publicitário. O agricultor afirma apenas ter assinado uma procuração para o advogado conhecido como Leonardo, de Barreiras. A reportagem aponta ainda a ligação dos cartórios das cidades na oficialização dos documentos, sendo que sem o apoio dos registros seria inviável o golpe.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.