| 11/07/2005 13h05min
Karl Rove, principal assessor político do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi quem revelou à imprensa que a esposa do ex-diplomata Joseph Wilson trabalhava para a CIA, mas sem dar nomes, segundo dois jornais americanos.
The Washington Post e The New York Times informaram hoje que Rove falou com os jornalistas sobre o trabalho na CIA de Valerie Plame, a esposa do ex-diplomata, antes de a notícia sair. Mas o advogado de Rove, Robert Luskin, disse ao Post que o assessor de Bush não mencionou Plame pelo nome.
A identificação pública há dois anos da esposa de Wilson como colaboradora da CIA levantou uma investigação judicial e causou a prisão de uma jornalista do jornal The New York Times.
O procurador especial Patrick Fitzgerald trabalha para determinar quem disse à imprensa que Plame era colaboradora da CIA. Nos EUA, revelar publicamente a identidade de um agente secreto é crime.
Durante sua investigação, Patrick entrevistou vários funcionários da Casa Branca, incluindo o presidente George W. Bush, o vice-presidente Dick Cheney e vários colaboradores que fizeram declarações sob juramento.
Se a investigação concluísse que algum destes funcionários foi a fonte de informação sobre Plame e eles tivessem negado a acusação sob juramento, poderiam ser julgados por perjúrio.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.