| 29/06/2005 16h39min
O representante da Direção-Geral de Comércio da Comissão Européia, Karl Falkenberg, admitiu hoje a dificuldade de ver uma saída para conseguir um acordo comercial entre a União Européia (UE) e o Mercosul. A declaração foi dada durante fórum de discussão sobre os blocos, em Londres.
Falkenberg disse que há muitas divergências entre as duas partes, devido à insistência dos sul-americanos em relação aos produtos agrícolas e dos europeus nas áreas de serviços e investimentos. Para conseguir avançar em um acordo, a UE terá que abrir mais seu mercado aos produtos agrícolas e o Mercosul, que aceitar a abertura para investimentos e serviços europeus, acrescentou.
Falkenberg admitiu a preocupação de abrir o mercado da UE para a agricultura, assunto crucial para o Mercosul. Segundo o representante, a UE é o melhor cliente do Mercosul, mas também o mais criticado, referindo-se ao fracasso das negociações comerciais entre os dois blocos em outubro passado.
Três por cento do comércio externo do bloco europeu são com o Mercosul, e as transações dos países do bloco com os europeus representam 25% do comércio externo.
Responsável pelas negociações da UE com o Mercosul, Falkenberg afirmou que os dois blocos precisam ter ambições além do aspecto comercial, como em relação à cooperação política. É preciso identificar os pontos a partir de onde os dois blocos querem avançar e ter clareza sobre o que já foi conseguido, explicou
Deve haver uma reunião ministerial no segundo semestre para analisar a situação entre as duas partes.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.