Notícias

 | 26/05/2005 12h51min

Manifestantes fazem trégua na Bolívia para Corpus Christi

Bolivianos querem a nacionalização da indústria de petróleo e gás

Uma trégua dos manifestantes que paralisavam a capital da Bolívia desde a última segunda proporcionou um amanhecer calmo em La Paz nesta quinta, dia 26. Os bolivianos, povo predominantemente católico, mobilizaram-se para a festividade de Corpus Christi.

No início da manhã as ruas estavam tranqüilas, ao contrário do caos deixado pelas marchas sucessivas que na última terça chegaram a reunir 40 mil pessoas pedindo a nacionalização da indústria do petróleo e do gás e a convocação de uma assembléia constituinte.

A Confederação Sindical Unida dos Trabalhadores do Campo da Bolívia, que mobilizou as multidões vistas nas últimas manifestações, anunciou uma trégua para as autoridades até a próxima semana. Na terça-feira, quando recomeçam as sessões do Congresso, os protestos devem voltar a agitar o país.

O presidente Carlos Mesa foi a uma missa em celebração da data religiosa na Igreja de São Sebastião. O cenário habitual da missa é a Catedral Metropolitana de La Paz, na Praça Murillo, mas nos últimos dias as imediações da praça foram palco dos protestos de trabalhadores e de choques de manifestantes com a polícia.

As informações são das agências EFE e Reuters.

As imagens dos protestos na Bolívia

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.