| 08/03/2005 14h02min
Os principais jornais bolivianos divergem sobre o pedido de renúncia do presidente Carlos Mesa. Nas edições desta terça, dia 8, as publicações pediram moderação e bom senso ao Congresso Nacional.
Em seu editorial, o Opinión afirma que "a verdadeira batalha é pela 'Lei de Hidrocarburos', que deverá estabelecer um marco regulatório para a exploração dos recursos minerais no país, dentre eles, o gás natural. O jornal pondera que o gás é um dos poucos recursos que restam ao país e que, portanto, "de sua utilização depende a sorte da Bolívia".
O diário Los Tiempos critica o "carnaval de loucos" contrários a Mesa que "além de não deixar governar, se dedicam à tarefa de brandir exigências sem sentido e sem possibilidade de serem atendidas, seja por ignorância, irracionalidade ou jogo de interesses". O editorial segue conclamando a "maioria silenciosa" que se faça ouvir pelos ativistas, "cujos objetivos não parecem ser outros do que levar o país ao caos".
Para o La Prensa, o Congresso Nacional deve entre três saídas possíveis para a crise: recusar o pedido de renúncia de Carlos Mesa e promover um amplo acordo nacional que lhe permita governar sem sobressaltos até o final do mandato em 2007; aceitar a renúncia de Mesa e dar posse ao presidente do Congresso Nacional, Hormando Vaca Díez, que governaria até 2007; ou aceitar a renúncia e convocar novas eleições gerais.
O pedido de renúncia foi apresentado na segunda. O Congresso deve decidir se aceita o pedido durante esta tarde.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.