| 01/03/2005 18h39min
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participa nesta quarta, dia 2, de reunião com produtores de soja, algodão, milho, arroz e trigo. O encontro acontecerá no município de Rio Verde, em Goiás, e contará também com a presença de governadores e líderes políticos. O ministro Antonio Palocci, da Fazenda, foi convidado, mas ainda não confirmou presença.
O encontro tem por objetivo discutir o pagamento das dívidas e da comercialização da safra 2004/2005. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentará as linhas gerais da negociação que quer com o governo: pagar 20% da dívida dos financiamentos para custeio da produção neste ano e diluir o pagamento do restante em quatro anos; não pagar as parcelas que vencem neste ano e em 2006 dos empréstimos para investimentos e deixar para quitar toda a dívida no vencimento de cada contrato.
Após bons anos de preços elevados e de boa rentabilidade, os produtores alegam que foram afetados pela desvalorização do dólar, pela queda dos preços dos produtos, pelo aumento dos custos e, em algumas regiões, pela forte quebra na produção, já confirmada especialmente no Rio Grande do Sul, onde as culturas de soja e milho já sofreram perdas superiores a 35%.
Para as dívidas dos agricultores com o setor privado (tradings e vendedores de insumos) a estratégia é não fazer os pagamentos por 90 dias e depois renegociar. Conforme dados da CNA, entre julho de 2004 e janeiro deste ano o governo liberou R$ 32,8 bilhões programados para serem aplicados em custeio, investimento e comercialização da safra 2004/2005. Uma suplementação de verbas seria necessária para efetivar a venda da produção e possibilitar o pagamento de algumas dívidas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.