| 22/02/2005 15h02min
Com enfoque principal no desenvolvimento da agricultura familiar e na apresentação de novas técnicas de cultivo, começa nesta quarta, dia 23, a Expoagro-Afubra 2005, em Rincão del Rey, interior do município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. A feira, promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) com apoio da Emater, vai até sexta-feira. A abertura oficial será às 9h, com a presença do governador gaúcho, Germano Rigotto.
Em sua quinta edição, o evento tem como destaques a exposição de novos implementos agrícolas com tração animal, métodos para o controle de pragas, práticas de culinária e artesanato, o uso do biodiesel, o turismo rural, a fruticultura, além da produção de milho, feijão, mandioca e arroz, após a lavoura de fumo.
O coordenador do evento, Marco Dornelles, observa que a intensa estiagem deste ano poderá prejudicar a visitação da feira e até mesmo o volume de negócios, mas a expectativa é de um volume de visitações pelo menos igual à de 2004. No ano passado, um público de 38 mil pessoas prestigiou a Expoagro-Afubra.
A busca de alternativas simples para contornar os fortes efeitos da seca nas pequenas propriedades rurais será um dos principais pontos de debate no evento.
– Com os problemas que estamos enfrentando no campo, em função das perdas nas lavouras, é importante que o produtor rural não se intimide e encontre soluções para o manejo do solo – comenta Dornelles.
Cerca de 200 empresas da região e de fora do Estado devem participar como expositoras. A infra-estrutura do parque também foi ampliada, principalmente para possibilitar a exposição de animais. O horário de visitação é das 8h30min às 18h30min, com entrada franca.
TAÍS GRÜN/AGÊNCIA RBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.