| 16/02/2005 19h50min
O governo do Estado do Rio de Janeiro vai financiar por meio do programa Cultivar Orgânico a exportação de produtos orgânicos cultivados em território fluminense. A iniciativa da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior oferece ainda uma linha de crédito a juros de 2% ao ano para a implantação do cultivo agrícola sem adição de insumos sintéticos.
– Há um conceito de que só os grandes exportam, mas não é verdade. Em Nuremberg, na Alemanha, onde o Brasil estará sendo tema, na próxima semana, da Biofach, a maior feira de orgânicos do mundo, diversos produtores do Estado do Rio estarão negociando a venda de suas produções para países da Europa e da Ásia – afirmou o secretário Christino Áureo.
A delegação brasileira que vai à feira conta com 38 produtores do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná, além do Distrito Federal. A comitiva tem o apoio do Sebrae e da Agência de Promoção de Exportações do Brasil.
De acordo com Christino, os consumidores já notam sensível redução no preço dos produtos orgânicos nos supermercados graças ao aumento da produção.
– Hoje, temos leite, carnes de aves e bovina e açúcar produzidos de maneira orgânica. Esperamos que até o fim do ano tenhamos 250 agricultores certificados. Só para se ter uma idéia, em 1999 eram apenas 18. A agricultura orgânica é responsável por gerar uma expectativa de vida maior. Muitas pessoas alérgicas não sabem que essas reações são causadas por princípios ativos presentes nos alimentos. Eles não são percebidos. A pessoa ganha muito em saúde alimentando-se com produtos orgânicos – afirma.
A versão latino-americana da feira, a Biofach América Latina 2005, acontecerá no Rio de 16 a 18 de novembro. Em 2004 o evento recebeu mais de 5 mil visitantes e movimentou mais de R$ 8 milhões.
O mercado de produtos orgânicos do Brasil ocupa atualmente o 34º lugar no ranking dos países exportadores. Nos últimos anos o crescimento das vendas chegou a 50% ao ano. Estima-se que já estão sendo cultivados perto de cem mil hectares em 4,5 mil unidades de produção orgânica. Aproximadamente 70% da produção brasileira encontram-se nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Estimativas indicam que no Brasil o crescimento do mercado orgânico – que vinha aumentando, no início da década de 1990, em 10% ao ano – chegou próximo a 50% ao ano nos últimos três anos. O resultado é superior aos países da União Européia e aos Estados Unidos, onde o mercado cresce em média de 20% a 30% ao ano.
As informações são do governo do Estado do Rio de Janeiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.