| 14/02/2005 17h29min
Embora a estiagem esteja assustando a maioria dos agricultores gaúchos, a falta de chuva está agrando aos produtores de alho do Rio Grande do Sul. De acordo com a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), 2004 se destacou como um dos períodos mais favoráveis à cultura do bulbo.
De acordo com o presidente da Agapa, Olir Schiavenin, a estiagem favorece a conservação do alho e seu armazenamento, o que reflete na qualidade do produto final. Conforme Schiavenin, a possibilidade de armazenar o produto por mais tempo e o aumento da demanda estão garantindo preços melhores, entre R$ 3,50 a 4 o quilo.
Além da qualidade inferior, a produção da safra anterior teve de enfrentar concorrência da Argentina e da China, com conseqüente queda de preço. Neste ano a concorrência não deve ser tão grande, já que a Argentina reduziu a área plantada e medidas antidumpig estão afastando importadores da China, avalia o presidente da Agapa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.