Notícias

 | 04/02/2005 14h36min

Chuva beneficia produtores de soja no Rio Grande do Sul

Rebrote de pastagens e qualidade da forragem foram prejudicados

As chuvas dos últimos dias foram boas para a soja, o milho plantado mais tarde e a safrinha do feijão. De acordo com o levantamento semanal da Emater/Ascar do Rio Grande do Sul, as precipitações foram bastante variáveis nas regiões, ficando entre 18 e 35 milímetros nas regiões da Produção e do Médio Alto Uruguai, de 5 a 30 no Alto Jacuí e Noroeste Colonial e de 20 milímetros em Erval Grande a 140 milímetros em Barão do Cotegipe.

No Rio Grande do Sul, 40% da área de soja está em germinação e desenvolvimento vegetativo, 46% em floração e 14% em enchimento de grãos. Já o milho tem 15% das lavouras em germinação e desenvolvimento vegetativo, 20% em floração, 32% em enchimento de grãos, 19% maduro e 14% já colhido. No arroz, as fases são 58% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 30% em floração e 12% em enchimento de grãos. A primeira safra de feijão está com 3% em enchimento de grãos, 12% maduro e por colher e 85% já colhido.

A estiagem interrompeu o rebrote das pastagens nativas e cultivadas, reduzindo paulatinamente a oferta de alimento para os animais. A qualidade da forragem também foi prejudicada. O resultado é queda na produção leiteira e redução do peso dos bovinos de corte. Os produtores aguardam pela continuidade das chuvas para evitar a diminuição do nascimento de terneiras. O período de cobertura das vacas encerra-se no final de fevereiro.

As informações são da Emater/RS-Ascar.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.