| 26/01/2005 12h22min
O Ministério da Agricultura considera o embargo russo às carnes brasileiras como uma questão diplomática, e não técnica. A explicação foi oferecida ao governador Germano Rigotto depois que o chefe do Executivo gaúcho ameaçou ingressar na Justiça contra o Ministério por conceder apenas a Santa Catarina o status de território livre de aftosa sem vacinação no Brasil.
A Rússia compra carne apenas de produtores catarinenses, e a exclusividade estaria trazendo prejuízos a gaúchos e paranaenses. O ministro Roberto Rodrigues disse a Rigotto que não há qualquer responsabilidade do governo brasileiro na restrição dos russos às carnes de outros Estados, e que o problema é de ordem diplomática.
Os russos suspenderam a compra depois que um foco de aftosa foi registrado no Amazonas. Nesta terça, dia 25, o governador catarinense Luís Henrique da Silveira se propôs a ir a Moscou ajudar o Rio Grande do Sul em uma eventual negociação.
As informações são da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.