Notícias

 | 05/01/2005 22h37min

ONU pressiona líderes para honrar promessa de ajuda

Ondas gigantes mataram 150 mil pessoas e deixaram milhões de desabrigados

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, fez um apelo nesta quarta, dia 5, aos líderes mundiais para que honrem suas promessas de ajuda no valor de US$ 2,3 bilhões às vítimas do tsunami.

– Espero que todo o dinheiro seja entregue – disse Annan à rede de televisão CNN numa entrevista. Na quinta, dia 6, líderes mundiais se reúnem em Jacarta para uma conferência sobre o desastre.

E o dinheiro dedicado a aliviar as consequências da maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial tem de ser "dinheiro fresco e extra, não dinheiro roubado de Pedro para dar a Paulo, tirando-o de outras crises", disse Annan.

A Indonésia é país mais atingido pelas ondas, respondendo por dois terços dos mortos. O país espera que a conferência decida criar um sistema de alerta de tsunami para o Oceano Índico. Tal sistema, que já existe no Pacífico, teria salvado muitas vidas, de acordo com especialistas.

O mundo prometeu US$ 2,278 bilhões em ajuda à medida que centenas de toneladas de suprimentos de emergência de medicamento, alimentos e água limpa e abrigos são enviados às áreas atingidas pelo tsunami.

O Japão uniu-se à Grã-Bretanha, aos EUA, ao Canadá e à França no apoio à moratória da dívida. O assunto também será discutido numa reunião do Clube de Paris, em 12 de janeiro.

Apesar disso, a assistência está encontrando problemas, por causa da destruição de hospitais, aeroportos, estradas e pontes. Além disso, há falta de coordenação entre as inúmeras instituições que atuam nos locais atingidos.

Com informações são da agência Reuters.

Veja imagens da tragédia

Veja como se forma uma tsunami

Confira o local da catástrofe

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.