Notícias

 | 26/12/2004 12h03min

Terremoto que atingiu Ásia é o pior em 40 anos

Fenômeno originou ondas de até 10 metros de altura no oceano

O terremoto que atingiu o sul da Ásia neste domingo foi o mais forte desde 1964 e o quinto maior desde 1900, afirmou Julie Martinez, geologista do centro de pesquisas geológicas dos Estados Unidos.

– Foram múltiplos terremotos ao longo da mesma falha geológica – disse ela.

O geofísico Bruce Presgrave, da USGS, descreveu o fenômeno, que originou ondas de até 10 metros de altura no oceano, conhecidas como tsunamis:

– Estes terremotos grandes, quando ocorrem em água rasa, eles praticamente levantam o fundo do oceano. É como se você estivesse agitando a água da banheira, essa onda pode viajar por todo o oceano – disse ele em uma entrevista à BBC.

Em Sri Lanka, milhares de pessoas fugiram para áreas altas pelo medo de outra onda. O exército e a marinha mandaram equipes de resgates. A zona mais atingida parece ter sido a região turística ao sul e ao leste, onde os hotéis de praia foram inundados ou varridos pela água.

– Nossa base marinha de Trincomalee está sob a água e agora nós estamos tentando lidar com a situação lá ao mesmo tempo em que resgatamos pessoas – disse o porta-voz da marinha, Jayantha Perera.

Nas Maldivas, o presidente Maumoon Abdul Gayoom se preparava para declarar situação de desastre nacional no arquipélago, cujos atóis de corais atraem turistas de todo o mundo. A afirmação é do porta-voz do governo, Ahmed Shaheed.

– Os danos são consideráveis – disse Shaeed. – A ilha fica apenas 1 metro acima do nível do mar e uma onda de 1,3 metro de altura nos varreu.

O aeroporto internacional estava sem condições de uso, disse ele.

– É uma situação muito ruim. É terrível. Como você sabe, é o pico da temporada turística. Nós estamos tentando obter informações destas áreas. As Maldivas são uma área completamente turística então nós estamos esperando e rezando.

O pior tsunami registrado na história recente ocorreu em 17 de julho de 1998, quando três ondas atravessaram a costa noroeste da Papua Nova Guiné, matando 2.5 mil pessoas.

As informações são da agência Reuters.

Veja imagens da tragédia

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.