| hmin
O Brasil recebe nesta quinta-feira, dia 24, informação oficial do governo da Rússia sobre o fim do embargo às importações de carnes brasileiras, suspensas desde a última sexta-feira. O embargo russo foi motivado pela divulgação do registro do foco de febre aftosa no município de Monte Alegre, no Norte do Pará.
A informação foi prestada ao ministro interino da Agricultura, Linneu Costa Lima, pelo ministro conselheiro da Embaixada russa em Brasília, Alexey Labetsky. O deputado Odacir Zonta (PP-SC), ex-secretário de Agricultura de Santa Catarina, informou nesta quarta-feira, dia 23, ao ministro interino ter recebido telefonema do chefe da representação da Sadia em Moscou, Natálio Motta, confirmando para amanhã a suspensão do embargo russo às carnes brasileiras.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, informou ao ministro interino que o prejuízo estimado para o setor no Estado, devido ao embargo, chegaria a US$ 5 milhões por dia. Costa Lima receberá nesta quinta um grupo de empresários e de representantes do governo catarinense, liderados pelo secretário de Agricultura, Moacir Sopelsa, que irá exporá as dificuldades enfrentadas pelo setor devido ao embargo russo.
A Rússia suspendeu as inspeções e emissões de certificados de exportação de carnes realizadas por seus veterinários nos portos brasileiros até a avaliação das informações prestadas pelo governo brasileiro. O governo russo comunicou a suspensão temporária das inspeções e certificações ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) na última sexta-feira (18/06).
A Rússia responde por 12% das importações de carnes do Brasil. De janeiro a maio deste ano, foram embarcadas para o mercado russo 217,8 mil toneladas de carnes suínas, bovinas e de frango. Em 2003, o Brasil vendeu 612 mil toneladas de carnes, com uma receita de US$ 595,2 milhões.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.