Notícias

 |  hmin

Greenspan afirma que ameaça de deflação nos EUA passou

Segundo o chairman, empresas estão recuperando poder de elevar preços

O chairman do Federal Reserve (FED), Alan Greenspan, afirmou nesta terça, dia 20, que as empresas norte-americanas estão recuperando o poder de elevar os preços e que o longo período de preocupação com uma potencial deflação acabou.

– As coisas estão mudando. Nós tivemos evidências de alguma lentidão no meio do primeiro trimestre, e é bastante evidente pelos dados desde então que as coisas se recuperaram novamente – disse perante o Comitê Bancário do Senado, citando fortes vendas no varejo, vendas de automóveis e encomendas de bens duráveis.

Referindo-se ao discurso que fará no Congresso nesta quarta, dia 21, Greenspan acrescentou que é bastante evidente que o poder de fixação de preços está gradualmente sendo restabelecido e, as ameaças de deflação que eram uma preocupação significativa no ano passado, por todas as indicações, não são mais um problema.

Os preços dos títulos do Tesouro e as ações caíram com os comentários de Greenspan, já que os operadores avaliaram que cresceram as chances de uma elevação das taxas de juro no curto prazo. Greenspan disse que as preocupações com deflação evaporaram nas últimas semanas.

– Claramente é uma mudança que ocorreu nas últimas semanas e é uma mudança, no melhor que posso ver, que estava há muito atrasada e é muito bem-vinda – afirmou.

Greenspan disse que o rápido crescimento da produtividade nos Estados Unidos deve segurar os preços por algum tempo. Isso dá ao FED alguma margem até colocar os juros em um patamar que os economistas classificam como "neutro" – entre 3% e 4% – ao invés de ser forçado a elevar o custo do dinheiro por conta do aumento dos preços.

– As pressões inflacionárias serão razoavelmente bem contidas enquanto a produtividade aumentar em um bom passo e o custo da unidade de trabalho... continua caindo – sustentou Greenspan.

Com seus pronunciamentos nesta semana, Greenspan tem a oportunidade de preparar os mercados financeiros para o futuro sem causar ruídos desnecessários.

Com informações da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.