Notícias

 | 10/03/2004 17h51min

Seca no Rio Grande do Sul deve aumentar preços da soja e do milho

Produção será suficiente para o consumo no Estado mas não para exportação

A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul deverá provocar aumento nos preços da soja e do milho. A produção da soja será suficiente para o consumo no Estado, mas deve faltar para exportação. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Soja, Antônio Sartori, a tendência é que de que haja uma redução de 25% na exportação da soja gaúcha. Com isso, a compensação deverá vir através do aumento no preço dos grãos.

No caso do milho, a queda na produção deve obrigar o Estado a importar o produto encarecendo o valor. Apesar de não haver estimativa de quanto os produtos ficarão mais caros, o reajuste é considerado inevitável. O cálculo da Associação Brasileira da soja é que o impacto da estiagem no PIB gaúcho chegue a R$ 10 bilhões, somadas as perdas nas lavouras e em todo o processo produtivo.

Os grãos usados como insumo também devem influenciar no preço da produção de carnes brancas, como suínos e aves. De acordo com a Fundação de Economia e Estatística (FEE) a soja representou em 2003 1,8% do PIB no Rio Grande do Sul. O milho teve 0,63% de participação. De acordo com a economista da FEE, Maria Conceição Schetterert, a quebra nas lavouras de soja com certeza irá influenciar de forma significativa o PIB em 2004.

Veja fotos da seca no Sul.

As informações são da Rádio Gaúcha.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.