Notícias

 | 04/03/2004 10h04min

José Vicente Brizola irá depor na PF nesta tarde

Ex-diretor da Lotergs foi intimado a esclarecer denúncia sobre campanha eleitoral

O ex-diretor da Loteria do Estado do Rio Grande do Sul (Lotergs) José Vicente Brizola prestará depoimento nesta quinta, dia 4, às 15h, na Polícia Federal da Capital. A intimação foi assinada pelo delegado Antônio Borges Filho. José Vicente confirmou que comparecerá à sede da PF para esclarecer denúncias de arrecadação de fundos para financiar campanha eleitoral do PT gaúcho em 2002. Em entrevista à revista Veja, ele declarou que foi pressionado a obter dinheiro de donos de bingos e bicheiros para caixa 2.

Na última segunda, dia 1°, José Vicente confirmou as denúncias durante depoimento no Ministério Público. Segundo o subprocurador geral de Justiça, Mauro Renner, o ex-diretor da Lotergs apresentou novos nomes envolvidos no escândalo. Segundo Renner, as pessoas citadas ainda não podem ser reveladas.

José Vicente confirmou a promotores estaduais e federais que participou de reuniões com a então senadora e candidata à reeleição Emília Fernandes, nas quais teria sido exigido que ele negociasse o repasse de dinheiro do jogo para o caixa 2 da campanha dela à reeleição. A verba arrecadada serviria também para apoio à candidatura de Tarso Genro (atual ministro da Educação) ao governo estadual e do atual senador, e na época candidato, Paulo Paim. As reuniões entre os donos de loterias e petistas teriam sido organizadas pelo filho de Emília, Carlinhos Fernandes. Nem a senadora, nem o candidato ao governo, participaram diretamente de encontro com os empresários de jogos de azar, declarou o ex-presidente da Lotergs.

O depoimento de José Vicente na Assembléia Legislativa marcado para a próxima quinta, dia 11, a partir das 9h, na Comissão de Finanças, Fiscalização e Controle, definirá a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Após o depoimento, os deputados estaduais irão começar a recolher as assinaturas para um novo requerimento para a instalação da CPI, que visa a investigar exploração de jogos de azar no Estado e a possível ligação do setor com doações para campanhas eleitorais.

As informações são da RBS TV.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.