Notícias

 |  hmin

Bush pede fim de embargo da ONU ao Iraque

Sanções impedem que países comprem petróleo iraquiano

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu nesta quarta, dia 16, o fim do embargo econômico imposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao Iraque depois da Guerra do Golfo de 1991.

– Agora que o Iraque foi liberado, as Nações Unidas deveriam levantar suas sanções contra o país – declarou Bush, em discurso para funcionários da empresa Boeing em St. Louis, no Estado de Missouri (centro dos EUA).

A ONU impôs um embargo econômico ao Iraque como represália pela invasão do Kuwait por tropas de Saddam Hussein em 1990. As sanções impedem que países comprem petróleo do Iraque ou vendam bens materiais para o país. O embargo representa enormes restrições ao comércio exterior iraquiano, o que significa, por exemplo, falta de remédios e de equipamentos médicos, entre outros itens.

Devido às sanções econômicas impostas pela ONU, Bagdá desde 1996 exporta petróleo em troca de comida e remédios, sob a supervisão do organismo. A comida era distribuída por 43 mil agentes autorizados a quase todos os iraquianos. A ONU estima que 60% da população de 23 milhões dependesse totalmente dessas "cestas básicas".

A ONU diz que o embargo deverá ser eliminado quando se provar que o Iraque se livrou de armas de destruição em massa e quando "não representar mais uma ameaça à estabilidade regional e internacional". A suspensão do embargo permitirá que o novo governo do Iraque exporte petróleo sem restrições e negocie livremente nos mercados internacionais.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.