| 29/03/2003 00h13min
O Campeonato Brasileiro chega à 33ª edição. E pela primeira vez será disputado no sistema tradicional de turno e returno, em jogos de ida e volta e com pontos corridos. A fórmula é simples, direta, tem credibilidade e premia o time mais eficiente. Não há fases intermediárias. Foram banidas eliminatórias que nem sempre beneficiam as melhores equipes e o regulamento é fácil de entender.
Os dois últimos, dentre os 24 participantes do grupo de elite, jogarão a Segunda Divisão em 2004. Estes clubes darão suas vagas ao campeão e ao vice da Série B. Serão oito meses de competição até que se conheça o vencedor, período que pode tornar a competição monótona, caso os candidatos ao título se distanciem dos demais concorrentes – experiências em outros países que adotam essa fórmula apontam que a disputa fica entre três ou quatro equipes.
Para que dirigentes, torcedores e parte dos críticos se convençam de que o método 'tradicional' é viável, alguns aspectos precisam
vingar. O primeiro é o respeito às
regras do jogo. Todos devem ter certeza de que o regulamento será mantido, sem viradas de mesa. Horários e datas também não podem ser trocados ao sabor de interesses de momento. Ainda assim, o interesse pelas partidas será mantido, se os melhores forem premiados com vagas na Libertadores – como está previsto para os três primeiros – e se os mais fracos caírem mesmo.
Neste sábado, dia 29, a bola rola nos seguintes jogos: Atlético-PR x Grêmio, na Arena da Baixada, em Curitiba, e Guarani x Vasco da Gama, no Brinco de Ouro, em Campinas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.