| 24/08/2008 01h06min
O nadador sérvio Milorad Cavic deixou de ganhar a medalha de ouro nos 100m borboleta dos Jogos Olímpicos de Pequim por não ter tocado o bloco da piscina com força suficiente.
Foi essa a explicação da Omega, empresa que fez a cronometragem das provas de natação e que patrocina o norte-americano Michael Phelps, que ganhou sua sétima medalha de ouro na prova.
As imagens aéreas da prova foram divulgadas neste sábado. A olho nu, continua sendo difícil perceber alguma vantagem para qualquer nadador. Mas fica claro que Cavic está com o braço mais esticado.
E foi justamente isso que fez Phelps ganhar a prova por um centésimo de diferença (50s58 contra 50s59). O norte-americano chegou com mais força no bloco e acionou o cronômetro primeiro.
— Você não pode simplesmente encostar no bloco. Tem que fazer força de três quilos para ativar o cronômetro. Explicamos isso após a prova para Cavic e seu técnico — declarou Silvio Chianese, da Omega.
Essa foi a sétima vitória de Phelps nos Jogos de Pequim, e a mais polêmica delas. Justamente por isso, a Federação Internacional de Natação (Fina) vinha pressionando a Omega para liberar as imagens.
Com informações do GloboEsporte.com.
A seqüência da chegada: Phelps (nos quadros da esquerda, no canto direito) e Cavic (nos quadros da direita, no canto esquerdo)
Foto:
Omega, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.