Notícias

 | 27/07/2008 11h02min

Pequim inaugura oficialmente a Vila Olímpica

Chineses e poloneses foram as primeiras delegações a chegarem no local

A China inaugurou neste domingo a Vila Olímpica dos Jogos de Pequim, um complexo de 42 prédios que receberá no próximo mês milhares de atletas e treinadores para o maior evento esportivo mundial.    

Os primeiros atletas a chegar à Vila Olímpica foram os chineses, entre eles duas grandes estrelas do esporte nacional: o pivô Yao Ming, que joga na NBA, e o campeão olímpico dos 110 metros com barreiras Liu Xiang. Pouco depois, chegaram os atletas da Polônia, a primeira delegação a desembarcar em Pequim, que já mandou à China 42 de seus atletas que disputarão os Jogos.

A prefeita da Vila Olímpica, Chen Zhili, destacou na inauguração que o local tentará satisfazer as necessidades de pessoas com diferentes culturas e credos. A Vila Olímpica está localizada na zona norte de Pequim, onde se encontram também os principais estádios dos Jogos, como o Ninho de Pássaro (Estádio Olímpico) e o ginásio que receberá as provas de natação.    

A porta-voz da Vila Olímpica, Deng Yaping, assegurou que todos os atletas que participarão dos jogos ficarão hospedados no local, incluindo os de Estados Unidos e Rússia, desmentindo assim rumores de esses dois países levariam seus representantes para outros pontos de Pequim, mesmo tendo atletas americanos com reserva em hotéis da cidade.    

Com uma extensão de 66 hectares, a Vila Olímpica conta com restaurantes, casas de chá, cafeterias, uma barbearia, um escritório dos correios, lojas, uma estação dos bombeiros e uma clínica. Para as refeições, os atletas poderão escolher entre comida oriental ou ocidental, que será preparada 24 horas por dia, por 2,4 mil cozinheiros. Além disso, a Vila Olímpica conta com cinco salas onde ocorrerão cerimônias das cinco grandes religiões do mundo (cristianismo, islamismo, budismo, hinduísmo e judaísmo). 

A Vila Olímpica ficará aberta aos atletas até 27 de agosto, três dias depois do encerramento dos Jogos, e será reaberta de 30 de agosto a 20 de setembro, para receber os desportistas dos Jogos Paraolímpicos.

ZEROHORA.COM  -  EFE
Gero Breloer, EFE / 

Os chineses foram os primeiros atletas a chegar à Vila Olímpica
Foto:  Gero Breloer, EFE


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.