Notícias

 | 12/06/2008 12h28min

Sem estrelas da NBA, Moncho recorre a pratas da casa

Técnico convoca mais três jogadores e dá início a preparação para o Pré-Olímpico

Sem poder contar com o trio de brasileiros que atua na NBA, com Guilherme Giovannoni e com o armador Valtinho, o técnico da seleção masculina de basquete, Moncho Monsalve, vai apostar nos pratas da casa em busca da vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Nesta quarta-feira, data da apresentação dos jogadores no Rio de Janeiro, o treinador espanhol convocou mais três jogadores para garantir o número de inscritos no torneio: o ala/armador Duda Machado, o ala Jonathan Tavernari e o ala/pivô Ricardo Probst.

O trio estava treinando para o Campeonato Sul-Americano do Chile, que será disputado na primeira semana de julho. Na segunda quinzena, de 14 a 20, a seleção principal disputa o Pré-Olímpico, em Atenas, última oportunidade de classificação para Pequim.

Nas últimas semanas, a seleção masculina tem sido desmantelada por desfalques. O primeiro a pedir dispensa foi o pivô Nenê, do Denver Nuggets. O jogador passou por uma cirurgia para extração de um tumor no começo do ano e alegou que participar do evento comprometeria sua recuperação.

Depois foi a vez do ala-pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, desistir do torneio por causa de entorse no tornozelo esquerdo. O armador Leandrinho, do Phoenix Suns, também deve ficar de fora por causa de uma lesão no joelho, embora o técnico tenha estendido o prazo para sua apresentação.

Os últimos a pedirem dispensa foram Guilherme Giovannoni e Valtinho. O primeiro alegou problemas particulares e o segundo está contundido nos dois tornozelos e deve se submeter a cirurgia. O pivô Paulão, também contundido, pode ser o próximo da lista.

Sem a base da NBA, a responsabilidade de comandar o país na lutar pela vaga olímpica sobrou para o ala/pivô catarinense Tiago Splitter. Aos 23 anos, ele é o principal destaque no grupo, que buscou em jogadores que atuam na Europa a composição necessária para obter a vaga olímpica na Grécia.

Sete dos 12 convocados jogam em países europeus, inclusive o pivô Baby Araújo, que retorna à seleção brasileira após longa ausência. A seleção inicia os treinamentos nesta quinta-feira, no Maracanãzinho. Nos dias 26 e 27, o Brasil disputa dois amistosos contra a Venezuela.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.