Notícias

 | 09/03/2008 17h05min

Dalai Lama desmente governo chinês e reitera apoio à Olimpíada

Líder espiritual foi acusado de tentar sabotar a disputa dos Jogos Olímpicos

O Dalai Lama reiterou seu apoio aos Jogos Olímpicos de Pequim, após as acusações do governo chinês de que o líder espiritual estava tentando sabotá-los, informa neste domingo o jornal indiano "Phayul". Em comunicado publicado no jornal, o Departamento de Informação (DIIR) do governo tibetano no exílio indiano assegurou que essa acusação contra o Dalai Lama é altamente incendiária. As informações são do site GloboEsporte.com.

– No assunto dos Jogos Olímpicos é comumente sabido que Sua Santidade o Dalai Lama apoiou consistentemente o direito da China a acolher os Jogos Olímpicos de 2008 – disse o DIIR.

A reação do governo tibetano, que tem sua sede na cidade indiana de Dharamsala, no norte do país, acontece após uma acusação do secretário no Tibete do Partido Comunista da China, Zhang Qingli, que disse que o Dalai Lama quer sabotar os Jogos. Mas essa acusação, segundo o DIIR, é baseada em uma entrevista que o Dalai Lama concedeu em janeiro a um canal britânico e que teria sido distorcida.

– O secretário do partido baseou sua informação em uma entrevista que Sua Santidade concedeu à emissora britânica 'ITV', que atribuiu erroneamente ao líder tibetano o apoio a protestos pacíficos durante os preparativos dos Jogos - afirmou o DIIR.

A "ITV" tinha assegurado que o Dalai Lama defendia protestos pacíficos dos tibetanos contra o governo de Pequim durante os Jogos Olímpicos.

– O Dalai Lama disse que isso era radical demais – em resposta a um possível apoio a pedido de várias ONG a um boicote dos Jogos Olímpicos.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.