| 15/03/2007 23h52min
Uma palestra de um gaúcho que será ninguém menos do que o chefe da delegação brasileira nos Jogos do Rio encerrou o Fórum Gaúchos Rumo ao Pan, realizado na noite desta quinta, dia 15, na Sogipa, em Porto Alegre. Coube a Marcus Vinícius Freire, natural de Bento Gonçalves, falar para uma platéia de atletas, ex-atletas, dirigentes e curiosos como será o maior evento multiesportivo já realizado no Brasil. E ele frisou isso:
– Os Jogos serão no Rio, mas o legado que eles trarão será para o país inteiro – enfatizou. – Os quase R$ 12 milhões investidos em equipamentos esportivos serão distribuídos pelo país. Haverá movimentação na economia, geração de empregos nas áreas de construção civil e turismo, modernização das polícias – exemplificou.
No campo esportivo, a meta é arrojada: subir um degrau na classificação final dos Jogos Pan-Americanos. Tanto em Winnipeg/1999 quanto em Santo Domingo/2003, o Brasil ficou em quarto lugar, atrás de Estados Unidos, Cuba e Canadá. O objetivo é ultrapassar os canadenses:
– Em Santo Domingo, empatamos no número de medalhas de ouro com o Canadá e, no geral, ficamos com apenas cinco medalhas a menos do que eles.
Freire também mostrou uma a uma as instalações esportivas onde ocorrerão as competições – de nível olímpico, segundo ele – e detalhou a delegação brasileira: serão 932 atletas, a maior do Brasil em todos os tempos.
Antes da palestra do chefe da missão Brasil no Pan, atletas e ex-atletas que já representaram o país em Jogos Pan-Americanos e Olímpicos foram homenageados. O médico gaúcho Eduardo De Rose, responsável pelo controle antidoping do Pan, representou o Comitê Olímpico Brasileiro.
DECA SOARES / ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.