| 10/01/2007 23h42min
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog) quer que a China leve o primeiro ouro em disputa na competição, em 2008. Para isso, o Bocog tenta traçar um programa de competição adequado especialmente para que isso aconteça.
Segundo o jornal South China Morning Post, a primeira medalha em disputa, na manhã de 9 de agosto de 2008, não será no tiro, como tradicionalmente acontece, mas na categoria feminina de 48 quilos do halterofilismo – em que a superioridade chinesa é muito grande.
A China conquistou cinco ouros no halterofilismo nos Jogos de Atenas, em 2004, e levou sete dos oito ouros em disputa nas provas femininas entre Sydney, em 2000, e a capital grega.
Embora o programa esteja sujeito a mudanças, já que tem de ser aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o tiro não é uma disciplina em que a China é fraca – vide os quatro ouros obtidos em Atenas.
O cronograma também prevê que as disputas de badminton e tênis de mesa, disciplinas em que os anfitriões são favoritos, sejam na primeira semana, tradicionalmente menos favorável para o país pela realização de esportes como o atletismo.
A China terminou em terceiro lugar nos Jogos de Sydney e subiu uma posição em Atenas, com 32 ouros. Agora, o objetivo é desbancar os Estados Unidos do posto de primeira potência mundial do esporte nos Jogos de Pequim.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.