Notícias

 | 18/11/2006 20h06min

Tricolor vence e garante vaga na Libertadores de 2007

Time de Mano Menezes derrota o Santa Cruz no Olímpico por 3 a 1

Pouco menos de um ano depois de retornar à elite do futebol brasileiro, o Grêmio está de volta à Copa Libertadores da América. Na tarde deste sábado, o tricolor gaúcho venceu o Santa Cruz por 3 a 1, no Olímpico, e garantiu matematicamente a vaga na pré-Libertadores. O objetivo, agora, é terminar o Campeonato Brasileiro na frente do Santos e conquistar a vaga direta na fase de grupos.

– A gente estava correndo atrás desse sonho, que era pôr o Grêmio na Libertadores. Demos um passo importante hoje, mas vamos tentar a vaga direita, que é o nosso objetivo maior – afirmou o volante Sandro ao término da partida.

Com a vitória deste sábado, o Grêmio chegou aos 64 pontos e se manteve na terceira colocação, atrás de São Paulo (73) e Inter (66). Para não precisar disputar a fase eliminatória da Libertadores, o time de Mano Menezes tem de se manter à frente do Santos, quarto colocado com 59 pontos. O Peixe visita o Cruzeiro neste domingo.

Já rebaixado para a Série B em 2007, o Santa Cruz veio a Porto Alegre como franco-atirador. O time pernambucano, que em 2005 protagonizou grandes partidas contra o Grêmio na própria Série B, até começou melhor. Aos 14 minutos, Jorge Henrique chutou de fora da área e Galatto teve de se esticar todo para evitar o gol.

Mas o Grêmio, que até então não havia levado perigo ao gol do Santa Cruz, aos poucos foi superando o nervosismo inicial e tomando conta do jogo. Aos 22, Sandro Goiano arriscou da intermediária para a boa defesa do goleiro Anderson. O lance serviu de inspiração a Bruno Teles, que oito minutos depois resolveu fazer o mesmo. Teve mais sorte: a bola desviou na cabeça de Wilson Surubim e tirou o goleiro da jogada.

A partir do gol, a superioridade do time de Mano Menezes ficou evidente e refletiu-se no placar. Aos 34 minutos, depois de um bombardeio na área pernambucana, Patrício aproveitou o rebote de um chute na trave de Hugo e cabeceou para as redes: 2 a 0. Hugo, que havia ficado com o grito de gol na garganta nesse lance, deixou o dele em seguida, aos 42, em um chute cruzado da entrada da área, no ângulo do goleiro Anderson. Um golaço. 

Na segunda etapa, o técnico Fito Neves colocou o atacante Fabrício Ceará no lugar do zagueiro Hugo, sem nenhum medo de sofrer uma goleada. Afinal, não tinha nada a perder. E a alteração surtiu efeito. Aos 15 minutos, o atacante aproveitou uma bobeada da defesa gremista, invadiu a área e tocou na saída de Galatto para descontar.

Quatro minutos depois, o time pernambucano teve um pênalti escandaloso a seu favor sonegado pelo árbitro paranaense Antônio Denival de Morias, estreantes em jogos da Série A. Nenê aproveitou-se de “linha burra” feita pela defesa gremista, invadiu a área e foi derrubado por Galatto. O árbitro interpretou que o atacante se atirou. Para o bem do Grêmio, que depois disso só administrou o resultado.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.