| 09/10/2006 20h16min
O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, classificou hoje como "irresponsável e perigoso" o "aparente teste nuclear" feito pela Coréia do Norte. Harper afirmou num comunicado que "este ato irresponsável e perigoso abala gravemente tanto a paz e a estabilidade regional como os esforços globais para deter a expansão das armas nucleares".
O premiê acrescentou que o Canadá continuará trabalhando com o Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas "para responder aos riscos" que o teste nuclear da Coréia do Norte inflige ao nordeste da Ásia e à comunidade internacional. O Canadá disse que a segurança da Coréia do Norte, assim como seus objetivos econômicos e políticos, não será assegurada "por meio desta última provocação", mas através das negociações multilaterais existentes para solucionar a crise nuclear norte-coreana.
Desde a chegada ao poder do conservador Harper em janeiro deste ano, os canadenses endureceram sua postura em relação ao regime norte-coreano e se aproximaram da política dos Estados Unidos
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.