| 17/07/2006 16h47min
O Governo dos Estados Unidos disse hoje que espera em breve conseguir evacuar centenas de americanos que vivem no Líbano. O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, garantiu hoje que o Governo americano continua trabalhando em um plano de evacuação baseado na suposição de que milhares dos cerca de 25 mil americanos que permanecem no Líbano querem sair o mais rápido possível do país.
McCormack revelou ainda que a secretária de Estado, Condoleezza Rice, "tenta ir à região". No entanto, a data e o itinerário da viagem ainda não foram definidos. Sobre a estratégia de evacuação, o porta-voz disse que será estabelecida uma "ponte aérea" entre Beirute e Chipre e que também haverá transferências pelo mar.
Segundo McCormack, é difícil calcular o número exato de americanos que vivem em território libanês, embora tenha destacado que cerca de 8 mil estejam registrados na embaixada desde o início desta crise. O plano que o Governo prepara, frisou, está pensado para evacuar milhares de pessoas, caso seja necessário, de forma "segura e ordenada".
Nesse plano também trabalha o Pentágono, que hoje anunciou a contratação de um navio tipo cruzeiro para uma possível evacuação maior de cidadãos do Líbano, bem como o envio de um destróier para escoltar a embarcação.
O porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, explicou que o navio Orient Queen, com capacidade para 750 pessoas e de propriedade da empresa Abou Merhi, estará disponível a partir de amanhã para trabalhos de evacuação, e se encontra a caminho do Chipre.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.