| 15/07/2006 11h39min
Os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e da Rússia, Vladimir Putin, chegaram a um acordo para lançar uma iniciativa comum no combate ao terrorismo nuclear internacional, anunciaram fontes americanas.
Os dois dirigentes se reuniram hoje por duas horas para discutir a crise do Oriente Médio, os programas nucleares do Irã e Coréia do Norte e os preparativos para a cúpula do G8 (grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo e mais a Rússia).
O pacto amplia a já existente Iniciativa Contra a Proliferação Nuclear, um acordo liderado pelos EUA e com a adesão de 12 países para apreender armas não convencionais ilícitas. Segundo um alto funcionário americano, a iniciativa pede às nações que melhorem o controle e a proteção dos materiais nucleares. O objetivo agora é ampliar os integrantes do pacto.
Outro ponto é o aperfeiçoamento da segurança das instalações nucleares. Os signatários se comprometem a colaborar para detectar o tráfico ilícito de armas não convencionais, em particular para impedir que grupos terroristas tenham acesso a elas.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.