| 15/07/2006 12h10min
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que não quer para seu país uma democracia "como a do Iraque". Putin fez esta declaração em uma entrevista coletiva conjunta com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, após ser perguntado se eles discutiriam o estado da democracia na Rússia durante a reunião.
A questão pareceu incomodá-lo, e a resposta foi motivo de riso na sala, já que Bush tinha defendido pouco antes o avanço da democracia no mundo e deu como exemplo o Iraque.
– Realmente, falamos muito sobre este tema, tanto por iniciativa de George (Bush) como pela minha própria – afirmou Putin, acrescentando que os problemas dos direitos humanos e da democracia "têm caráter universal" e não se limitam à Rússia ou a um outro país.
– Ninguém melhor que nós sabemos como devemos consolidar nosso Estado, e do que temos certeza é que sem a democracia isso seria impossível – ressaltou.
Putin falou que a discussão mantida com Bush sobre a democracia na Rússia foi uma conversa "de amigos, franca e sem preconceitos", e que "semelhantes discussões não só são admissíveis, como são úteis".
O presidente americano disse que nos EUA se entende perfeitamente que "a democracia que há na Rússia é uma democracia ao estilo russo".
– Putin é um homem forte que está disposto a escutar, mas que não quer que ninguém lhe diga como tem que governar – ressaltou Bush.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.