Notícias

 | 09/07/2006 20h15min

Pesquisa aponta aumento da classe média

Índice de insatisfação com poder aquisitivo é o mais baixo desde 1994

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha revela que houve melhora na classificação econômica dos eleitores a partir de 2003. Cerca de 6 milhões de eleitores saíram da classe D e E (nas quais 86% têm renda de até dois salários mínimos). A maioria migrou para a C, considerada classe média, com 68% dos integrantes com renda de até três mínimos).

De acordo com o levantamento, desde 94 o índice de percentual de brasileiros que acham que têm muito pouco poder aquisitivo não era tão baixo: 28%. Há 12 anos, esse total era de 45%. Dos entrevistados, 37% disseram ter passado a consumir mais desde 2003.

Praticamente a metade dos eleitores pesquisados considera hoje que sua situação econômica vai melhorar. Ao mesmo tempo, houve um aumento no consumo, sobretudo de alimentos: 37% dos pesquisados passaram a consumir mais desde 2003.

O Datafolha ouviu 2.828 eleitores no país entre 28 e 29 de junho. Outra pesquisa, feita pelo Instituto Target e Fundação Getúlio Vargas com base nos dados da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que 7 milhões de pessoas se somaram à classe média.

RÁDIO GAÚCHA E ZERO HORA

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.