| 06/07/2006 14h15min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, reiterou hoje a necessidade de que se unifiquem as vozes contrárias aos lançamentos de mísseis da Coréia do Norte.
– Quanto mais trabalharmos juntos, mais isolado ficará (o líder norte coreano) Kim Jong Il, e menor será sua ameaça – disse Bush na Casa Branca, após reunir-se com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.
Bush ressaltou a necessidade de que sejam retomadas as conversas multilaterais entre China, Japão, Rússia, Estados Unidos e as duas Coréias, interrompidas desde novembro de 2005.
– Temos que enviar uma mensagem clara e comum – disse o presidente, que disse ter mantido contato com os governantes destes países nos últimos dias, com exceção de Jong Il.
Bush afirmou que é preciso acreditar na diplomacia como forma de resolver a crise provocada pelo lançamento de mísseis pela Coréia do Norte. Ele admitiu, no entanto, que este pode ser um caminho demorado.
– Não sabemos o que havia nos mísseis, nem para onde se destinavam – disse Bush sobre o lançamento de pelo menos sete mísseis pela Coréia do Norte.
Harper, por sua vez, qualificou o lançamento como uma provocação, e disse que a Coréia do Norte é uma ameaça.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.