Notícias

 | 03/07/2006 15h14min

Investidores podem fazer nova proposta de compra da Varig

Grupo prevê a injeção U$ 600 milhões em recursos na companhia aérea

Uma nova proposta para compra da Varig poderá ser apresentada ainda esta semana ou em um próximo leilão judicial por um grupo de investidores brasileiros e norte-americanos representado pela consultoria Cinzel Partners, dos Estados Unidos.

O diretor da Cinzel Partners no Brasil, Marcelo Bastos, revelou hoje, com exclusividade à Agência Brasil, que as projeções para a oferta são de investimentos para pagamento de ativos e injeção de recursos na nova Varig em torno de U$ 600 milhões. O número final, entretanto, ainda não estaria fechado.

Marcelo Bastos frisou que a proposta em estruturação "é muito centrada no sucesso da nova empresa".

– A gente está tentando estabelecer uma modelagem que inverta um pouco o que está aí – afirmou.

Na avaliação de Bastos, a tentativa hoje é de vender rápido uma companhia para garantir a manutenção da velha Varig. Os investidores da Cinzel Partners, ao contrário, estariam tentando estruturar um projeto diferente.

– É trazer investidores para a nova companhia para que esta decole, faça sucesso, ganhe dinheiro e, com isso, gere um fluxo de recursos para a velha pagar os seus credores – disse o diretor da Cinzel Partners.

Caso esse consórcio venha a adquirir a Varig Operacional, o presidente da nova companhia seria Roberto Procópio de Lima Netto, ex-titular da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Lima Netto e os demais ex-diretores que reestruturaram a CSN seriam "peça-chave para o grupo de investidores".

Para Marcelo Bastos, a Varig Operacional "é a saída para a Varig S/A pagar os seus custos do plano de recuperação". O plano de recuperação não seria pago pelo leilão de venda, mas, sim, pelo sucesso da nova empresa.

– Nós entendemos que esse é o modelo da nova Lei de Falências. Ela permite que você venda a unidade de produção exatamente para gerar uma operação de sucesso que possa oxigenar a operação antiga, a ponto de ela assumir seus compromissos.

De acordo com o diretor da Cinzel Partners, os depósitos que vêm sendo efetuados pela ex-subsidiária da Varig (VarigLog) para fluxo de caixa da Varig até o novo leilão, no montante previsto de até U$S 20 milhões, é assunto para ser resolvido depois entre as duas empresas (Varig e VarigLog).

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.