| 16/03/2006 16h30min
O Serviço Veterinário de Israel confirmou que o que matou cerca de mil aves no sul do país foi o vírus da gripe aviária, mas não o do tipo mais perigoso, o H5N1.
Os resultados preliminares das análises efetuadas em uma amostra de perus das duas cooperativas (kibutz) afetadas demonstram que o vírus tem só um componente da cepa H5N1, informou a edição eletrônica do jornal Yediot Aharonot.
A informação foi divulgada em uma reunião de emergência realizada esta tarde por funcionários do Ministério da Agricultura de Israel e do Serviço de Veterinária. O grupo de especialistas se reuniu após a morte súbita de centenas de perus no kibutz de Ein Hashloshá e de outras centenas no de Holit, ambos na fronteira com Gaza.
Moshé Khaimovich disse durante a reunião que os resultados são preliminares e que será preciso esperar uma confirmação definitiva.
Um morador do kibutz de Ein Hashloshá confirmou à EFE que "a mortandade afetou nas últimas horas centenas de perus" e que os criadores e a população local estavam aguardando "instruções das autoridades".
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.