| 03/12/2005 11h04min
As autoridades filipinas proibiram a importação de aves e produtos avícolas procedentes da província canadense de British Columbia, onde foi detectada uma cepa da gripe aviária, informou hoje a imprensa local.
O Ministério da Agricultura ordenou às autoridades correspondentes que suspendam de forma temporária a tramitação de permissões de importação e de quarentena, e que apreendam todas as aves de abate e todos produtos avícolas procedentes de British Columbia que já entraram no país. A proibição cobre aves domésticas e de caça, frangos, ovos e sêmen.
Em outubro o Escritório de Indústria Animal restringiu o movimento de patos no país para prevenir a chegada do vírus causador da gripe aviária, o H5N1, por meio das aves migratórias. O ministro do Meio Ambiente também proibiu a importação de aves exóticas procedentes de 10 países asiáticos e aprovou medidas excepcionais para um maior controle e vigilância nos numerosos portos do país.
Desde
a reaparição da gripe aviária no final de
2003, 133 pessoas foram afetadas no Sudeste Asiático, sendo que 68 morreram.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.