Notícias

 | 25/11/2005 09h00min

Tricolor tem boa campanha fora de casa na Série B

Equipe de Mano Menezes foi derrotada três vezes em 16 partidas

Após a vitória sobre o Santa Cruz no último sábado, a torcida gremista se preocupou com a possibilidade de decidir a volta para a Série A fora de casa. A partida contra o Náutico, em Recife, está sendo tratada como uma verdadeira operação de guerra pelo clube. Mas se os desafios para o próximo jogo são grandes, o sofrimento gaúcho pode ser amenizado pela campanha do time de Mano Menezes nas partidas fora de Porto Alegre: foram apenas três derrotas em 16 partidas (ver tabela abaixo).

Durante toda a competição o Grêmio conseguiu sete empates e seis vitórias longe da Capital gaúcha. Esses dois resultados, se obtidos na partida de sábado no Estádio dos Aflitos, garantem o retorno tricolor à elite do futebol brasileiro. Além da campanha recente da equipe gremista, o histórico do clube em decisões longe do Estádio Olímpico também é animador.

O Grêmio começou a romper as divisas do Rio Grande do Sul em 1981. O primeiro Campeonato Brasileiro do clube foi conquistado em um Morumbi lotado pela torcida do São Paulo. O belo gol de Baltazar consolidou a boa vantagem obtida no confronto realizado na Capital gaúcha, que teve a vitória gremista por 2 a 1.

Dois anos depois, o tricolor gaúcho festejou o seu mais importante título no outro lado do planeta. Com dois gols de Renato, o Grêmio sagrou-se campeão Mundial Interclubes no Japão ao bater o Hamburgo. Em 1995, o bicampeonato da Libertadores foi assegurado após um empate em 1 a 1 em Medellín, na Colômbia. O time comandado por Luiz Felipe Scolari levou um susto ao sofrer um gol na primeira etapa, mas conseguiu segurar o placar e o ímpeto colombiano. O pênalti convertido por Dinho nos minutos finais garantiu a conquista de mais um sul-americano.

Os dois últimos triunfos gremistas na Copa do Brasil também foram conquistados fora do Estado. Em 1997, o Tricolor calou quase 100 mil flamenguistas no Maracanã ao empatar a partida em 2 a 2 e levantar a taça por ter melhor saldo qualificado. Já o último título do clube, em 2001, ocorreu no Estádio Morumbi. Marinho, Zinho e Marcelinho Paraíba marcaram os gols da vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians.

A única coisa que pode desanimar a torcida gremista é a boa campanha do Náutico nas partidas disputadas no Estádio dos Aflitos. Após um começo preocupante, com duas derrotas seguidas, o alvi-rubro do Recife se impôs como mandante. Somou 11 vitórias, um mísero empate e mais duas derrotas.

Curiosamente, as únicas equipes que bateram o Náutico como visitantes na Série B foram a Portuguesa e o Santa Cruz. Ambos os times venceram duas vezes cada no Aflitos e mostraram que a tarefa é difícil, mas não impossível.

MÁRCIO GOMES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.