| 28/09/2012 17h16min
O expediente acabou, e a fome começa a apertar. Depois de um dia inteiro de reuniões e de trabalho puxado, é hora de focar as atenções em um assunto deliciosamente interessante: a comida. Afinal, como dizem os mais velhos, “saco vazio não para em pé”.
Mas às vezes, as opções são tantas – ainda mais em Curitiba – que é difícil escolher um lugar. Em alguns casos você não sabe o que pedir, ou está em dúvida sobre qual tipo de culinária optar. Aí, acaba ficando nas tradicionais besteiras encontradas na despensa de casa. Por isso, o hagah resolveu buscar alguém que soubesse indicar um restaurante para cada dia da semana, com opções pra lá de variadas. E não é que encontrou?
O sócio e diretor executivo da Rede Magic (Magic Web Design, Magic Hologram e Venda a Jato) e consultor em tecnologia Antonio Borba também poderia ser um "consultor gastronômico" de Curitiba. Ele sabe indicar, com maestria, um tipo de comida para cada dia da semana, passando por saladas, indo ao bom e tradicional churrasco, e fazendo uma pausa nos hambúrgueres, afinal, ninguém é de ferro!
A seguir, você confere as dicas do empresário. O texto abaixo é de autoria dele que, pelo que se vê, se sentiu a vontade para escrever sobre o assunto! Você confere na íntegra o roteiro!
:: Segunda-feira
A semana começa na segunda-feira, que é o dia internacional da dieta. Portanto, nada mais justo do que começar com uma comida leve. Para tal, os restaurantes japoneses são bem cotados. Para um ambiente requintado e mais formal, o Kan sem dúvida é um dos melhores restaurantes da cidade. Se um ambiente mais informal for a pedida, nada pode ser mais inusitado do que uma visita ao Yokatta! – com seus sushis e outras combinações com arroz negro e outros ingredientes exóticos, certamente quebrará sua rotina.
Foto: Yokatta!, Site Oficial/Divulgação
:: Terça-feira
A terça-feira cai muito bem com um cineminha ou compras casuais, aproveitando que os shopping centers estão mais tranquilos. A melhor área gourmet da cidade, e que costuma estar bem sossegada na terça, é a do ParkShoppingBarigüi. Uma boa opção para massas leves é o La Pasta Gialla, do Sergio Arno, ou, para quem deseja permanecer nos frutos do mar, o Bistrô do Victor é impecável e sempre magnífico.
Foto: Restaurantes Victor, Divulgação
:: Quarta-feira
Na quarta-feira, a opção é uma só: carnes. Torna-se imperativo aproveitar o dia do carneiro na tradicionalíssima churrascaria Badida, um dos poucos estabelecimentos de Curitiba onde é possível comer uma carne no ponto exato, com um atendimento impecável. Apesar de a casa servir carneiro todos os dias, na quarta o tempero é especial e diferenciado. Acompanhar o carneiro com a entrada padrão de salada e batatas é uma garantia de não fugir muito da dieta. E para aqueles que não comem este tipo de carne, sempre há as opções tradicionais a la carte.
Foto: Badida, Divulgação
:: Quinta-feira
Quinta-feira é um dia nobre. O melhor dia da semana e ainda longe do agito da sexta e do sábado. Para este dia, recomendo um jantar especial e nada melhor do que uma culinária contemporânea acompanhada de um bom vinho. O Edvino é uma opção perfeita, mas é sempre bom reservar antes. Como opção, o Zea Maïs também é bastante interessante. A diferença básica entre os dois é que o Edvino segue a linha franco-italiana, enquanto o Zea Maïs adota a linha mediterrânea com influências provençais.
Foto: Zea Maïs, Divulgação
:: Sexta-feira
Sexta-feira: para muitos um dia abençoado que representa o fim de uma semana de trabalho. É um dia festivo e, como tal, merece um programa mais leve. Portanto, nada melhor do que quebrar a rotina de restaurantes e descambar para o lanche, de preferência em barzinhos. Neste quesito, o hambúrger combina muito bem com cerveja, pena que em Curitiba é difícil encontrar qualidade nesta categoria. A melhor opção para este lanche tipicamente americano é o Peggy Sue, no coração da Batel. Hambúrgeres maravilhosos, no ponto que você espera. E, para aqueles que querem um ambiente ainda mais informal, basta entrar na porta ao lado no Taco El Pancho para uma comida mexicana impecável. Excelentes cervejas, por falar nisso, estão também ao lado, no Sheridan´s, que também tem uma comida ótima. Todas as casas são do mesmo proprietário, e todas são impecáveis. Uma opção a tudo isso é o Babilônia – com sua enorme variedade de cardápios, os comes e bebes agradam a todos os gostos, além de ficar aberto 24h.
Foto: Taco El Pancho, Divulgação
:: Sábado
Sábado é o dia de comer massa. Muita festa em ambiente italiano: é assim que imagino um bom jantar no melhor dia da semana. Para isso, as duas cantinas referência de Curitiba são: Lellis Trattoria ou Mangiare Felice. Ambos têm qualidade top. O Lellis se diferencia pela ampla janela de horários e pratos como o Macalu ao Frutos do Mar; o Mangiare é a melhor opção para um bom Polpetone, sem contar com a magnífica beringela ao alho que possuem de entrada. Mas não se engane – o melhor Mangiare é o tradicional, do Juvevê. O Barolo não pode ser desprezado, suas massas são muito sofisticadas, com molhos encorpados que agradam 100 entre 100 paulistanos de passagem por Curitiba. Já o Famiglia Caliceti Bologna adota a linha oposta – o sabor está mais nas massas, que são servidas com molhos mais delicados e básicos – à típica moda italiana. Por fim, para um programa alternativo a dois em um ambiente rústico e pouco conhecido, as massas e pizzas do Sapor Itália são um achado – mas é sempre bom conferir se está aberto.
Foto: Mangiare Felice, Divulgação
:: Domingo
Domingo é o dia da pizza, indubitavelmente. O curitibano gosta de lotar as pizzarias da cidade, portanto, para ser servido, é bom chegar cedo (antes das 20h, conforme o caso). A melhor casa da cidade, que copia a linha da famosa Braz, de São Paulo, é a Mercearia Bresser. Sem dúvida, é a minha primeira opção. A Giotto é relativamente nova – em local de difícil estacionamento, se você não se incomoda com valet é uma opção fantástica. Tem pizzas maravilhosas com vasta carta de cervejas, em um local que não estourou, sempre com movimento tranquilo. Finalmente, a terceira opção que eu recomendo é o Dom Carmino, nas Mercês – uma pizza excelente e honesta, em local de fácil acesso e estacionamento. A Carolla também é uma ótima opção para pizzas mais leves, sem muita fome – mas está sempre lotada.
Foto: Mercearia Bresser, Divulgação
Se você sobreviveu a toda essa comilança, nada melhor do que voltar à segunda-feira – dia da dieta novamente. Simplesmente refaça o roteiro!
Encontre:
» Restaurantes com culinária mexicana em Curitiba
» Restaurantes com culinária italiana em Curitiba
» Restaurantes com culinária japonesa em Curitiba
O empresário Antonio Borba é praticamente um consultor gastronômico: ele sabe indicar, com maestria, um restaurante para cada dia da semana!
Foto:
MagicWebDesign
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.