| 15/05/2012 14h
A presença de flúor em pastas de dentes é aconselhável para a prevenção de cáries, principalmente entre as crianças. Porém, o excesso de ingestão do mineral presente nas pastas dentais pode causar a fluorose, uma alteração que ocorre na formação dentária e causa manchas nos dentes. Para diminuir as causas do problema, especialistas recomendam que até os seis anos de idade seja feito o uso de pastas não fluoretadas ou com baixa concentração da substância.
Com isso, as empresas de cremes dentais passaram a diminuir ou a eliminar a quantidade do mineral no produto, mas, aparentemente, isso fez com que aumentasse o número de cáries. Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) esse tipo de pasta não é tão eficiente no combate às cáries, como as pastas convencionais e também, em determinados casos, não consegue evitar o surgimento da fluorose. De acordo com a dentista Cristiane Andraus, do Consultório Sorriso Novo, para diminuir o risco da anomalia, o ideal é utilizar pequenas quantidades dos cremes dentais infantis sem flúor.
Na pesquisa ficou comprovado que o problema não é a concentração do flúor no creme dental, mas a ingestão de grandes quantidades do elemento. Segundo a dentista os pais podem dosar a quantidade de pasta utilizada pelas crianças. “A fluorose é causada pela presença sistêmica do flúor no organismo de crianças com dentes em formação. Portanto, o que se aconselha é a diminuição na utilização da pasta. Uma proporção ideal na escova seria aproximadamente a de um grão de arroz”, recomenda.
» Dentistas em Curitiba
Outro fator que pode influenciar é a concentração do flúor encontrada na água de torneira. “Mesmo quem não consome água de abastecimento público é beneficiada porque, por exemplo, cozinha com essa água e indiretamente acaba ingerindo o flúor de alguma forma”, avalia.
Para Cristiane, a solução seria tomar cuidados com a higiene bucal e com a não ingestão de cremes dentais, e também atuar na educação das crianças sobre escovação dental. “É importante alertar os pais para não deixar o creme dental ao alcance dos filhos, para evitar a ingestão inadequada do produto. Além disso, fazer consultar periódicas ao dentista para que o especialista possa acompanhar o desenvolvimento dentário da criança”, aconselha.
(Fonte: Talk Assessoria de Comunicação)
:: Leia Mais
» Tire suas dúvidas sobre clareamento dental
» Cuidados com o coração começam pela boca
Tweet
HAGAH PR
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.