| 14/03/2012 12h23min
Mulheres acima do peso, que tiveram filhos com mais de 4,5kg previamente, com idade acima de 35 anos e histórico familiar de diabetes, são consideradas grupo de risco para o diabetes gestacional. A doença que traz o aumento da glicemia durante a gestação sem a presença prévia de diabetes.
» Cuidados com a mamãe durante e depois da gravidez
De acordo com a endocrinologista, Dra. Sheyla Alonso, que atua como voluntária na APAD – Associação Paranaense do Diabético, algumas formas de se prevenir a doença são manter o peso adequado durante a gestação, ter uma alimentação balanceada, evitando doces, açúcar em excesso e carboidratos e a realização de pré-natais adequados.
» Maternidades em Curitiba: preços das acomodações
Para aquelas mulheres que já estão com o diabetes gestacional, alguns cuidados são essenciais. “A gestante com este tipo de diabetes deve manter um acompanhamento médico mais frequente, realizar as mudanças necessárias na alimentação, realizar uma atividade física leve, caso possa, controlar o ganho de peso, entre outros”, aconselha a Dra. Sheyla.
» Checklist da mamãe: coisas para se levar na maternidade
No caso de a mulher já ser diabética, ela poderá engravidar, porém será uma gravidez de maior risco. “Por isso, cada caso deve ser analisado individualmente, pois possivelmente sejam necessárias algumas medidas, como por exemplo, mudança na medicação. Além disso, o acompanhamento deve ser muito mais criterioso e frequente”, ressalta.
(Fonte: Win Comunicação)
HAGAH PR
Durante a gravidez exames de pré-natal podem ajudar a prevenir o diabetes gestacional
Foto:
Cesar Brustolin
/
SMCS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.