Notícias

 | 23/12/2011 12h57min

Prepare sua pele: saiba como tirar manchas e tatuagens

Todos os tratamentos exigem cuidados na hora de expor a pele ao sol

Com a chegada do verão, a preocupação com a pele aumenta. Aquelas manchas mais escuras, sinais salientes ou tatuagens desbotadas — que, no inverno, nem apareciam — começam a incomodar conforme o calor aumenta e a pele começa a ficar mais exposta. Para realizar qualquer procedimento no corpo, é fundamental que se procure um especialista capacitado para realizar o tratamento. Confira as dicas do hagah para resolver ou, pelo menos, amenizar esses problemas

>> Como evitar e retirar as manchas de Sol na pele?

O dermatologista Rafael Rodrigues, da Dermapoa, explica que o tratamento contra aquelas manchas em tom de marrom mais escuro e com bordas irregulares, os chamados melasmas, pode ser feito pelo próprio paciente, com o uso diário de cremes específicos recomendados pelo médico ou, ainda, com peeling, uma máscara à base de produtos químicos. Esse último procedimento só pode ser realizado em clínicas especializadas. O desenvolvimento dos melasmas depende da pré-disposição genética de cada indivíduo, e fatores como mudanças hormonais e exposição ao sol desencadeiam o aparecimento das manchas. O médico explica, ainda, que as manchas avermelhadas são más formações vasculares e podem ser retiradas somente através de cirurgia.

>> Cirurgias e tratamentos prometem acabar com o suor excessivo

Para a retirada de manchas na pele, o dermatologista Antônio Carlos Gomes, do Consultório Dermatológico, recomenda a utilização de substâncias químicas que despigmentem as áreas atingidas pelos melasmas. Dentre estes, o médico cita o ácido retinoico, que, além de clarear as manchas, pode melhorar o aspecto da pele com acne e, ainda, rejuvenecer. Os tratamentos com laser também são bem indicados. No caso de pintas, que podem ser lesões pré-cancerosas, a retirada é feita somente por meio cirúrgico. Idependente do procedimento, o dr. Antônio lembra que o tempo mínimo para expor a pele ao Sol depois de algum procedimento é de uma semana, nunca esquendo de usar protetor solar de fator 30 ou mais.

>> Dermatologistas dão dicas de como evitar o câncer de pele

De acordo com o cirurgião plástico Henrique Suksteris, da Clínica Henrique Suksteris, o tratamento a laser é o mais eficiente e o que deixa menos cicatrizes na hora de retirar melasmas, tatuagens e para rejuvenescer a pele. "Esse processo, inclusive, faz prevenção das lesões que poderiam causar câncer de pele", explica o dr. Henrique. O tratamento ajuda a remover as células mortas e ativa o colágeno, deixando a pele com mais elasticidade. O cirurgião afirma que, em média, seis sessões são suficientes para resolver a maioria dos problemas. No caso da remoção de tatuagens, o laser é seletivo conforme os pigmentos. O tempo de duração do tratamento vai depender da quantidade de cores, o tipo de tinta usado e a profundidade em que o pigmento está na pele. A cicatrização depois do procedimento leva, geralmente, uma semana e a exposição ao Sol deve ser feita somente ao final desse período, sempre com protetor solar.

>> >> Dicas caseiras para cuidar da pele


Compartilhar

HAGAH RS
Reprodução / Ver Descrição

A hidroquinona é uma das substâncias que ajuda a clarear as manchas
Foto:  Reprodução  /  Ver Descrição


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

23/12/2011 12h20min
Dermatologia e podologia auxiliam quem tem problema de unha encravada
23/12/2011 11h56min
Alterações nas unhas podem indicar problemas de saúde
15/12/2011 10h52min
Saiba como se livrar do chulé
22/11/2011 15h24min
Dermatologistas dão dicas de como evitar o câncer de pele
22/11/2011 15h03min
Exames periódicos podem evitar câncer em mulheres
17/11/2011 11h01min
Na véspera do verão, cardiologista faz alerta sobre atividades físicas irregulares
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.