| 29/03/2011 16h07min
As aulas de ioga têm chamado cada vez mais atenção dos curiosos e as academias têm divulgado cada vez mais essa técnica milenar. Desenvolvida na Índia, a ioga proporciona flexibilidade e fortalecimento ao corpo, aumentando a vitalidade e administrando o estresse.
>> Aulas de ioga em Curitiba
Através das várias posições existentes, o corpo se torna mais ágil e as possíveis dores no corpo são amenizadas. Isso tudo porque a técnica trabalha a postura e alivia as tensões. “A ioga colabora diretamente para o aumento da flexibilidade, tornando, assim, o corpo mais ágil, diminuindo as dores no corpo em função da má postura, tensões decorrentes do encurtamento excessivo no corpo, além do aumento de consciência corporal. No ioga se trabalha com o corpo, a mente e os sentidos“, explica Daniela Reis, professora de ioga e proprietária do Gaya Yoga Spa.
Foto: Sxc, Divulgação
A yoga pode ser praticada por qualquer pessoa, pois há diferentes formas de abordagem. “A ioga é um caminho seguro de autoconhecimento, da expansão da sua consciência e evolução, seja através de práticas mais físicas e desafiadoras, seja através de exercícios respiratórios e mais relaxantes”, lembra Daniela.
>> Aulas de pilates em Curitiba
A professora também selecionou as principais posições da ioga e seus benefícios, e alertou que usar o termo “para que serve” destoa do sentido e do objetivo que a ioga tem. “As posições, num contexto geral, servem para um bem maior, que é a saúde integral da pessoa, além do reconhecimento de seus padrões corporais e de comportamento”, acrescenta.
:: Saudação ao Sol: não é propriamente uma posição, mas um conjunto de posições que são feitas juntas, no início da aula. Seu nome sânscrito é Surya Namaskara, e trabalha com um aquietamento inicial na aula, já preparando o seu corpo para as posições seguintes. Há uma consciência na respiração unida ao movimento, que faz com que você se perceba atenta no momento presente.
Foto: Sxc, Divulgação
>> Jogos que ajudam a manter a forma
:: Virabhadrasana 2: é a posição do guerreiro, postura clássica nas aulas de ioga. Desenvolve autoconfiança, força e estabilidade nas pernas, além de encontrar o silêncio que inspira e fortalece o corpo como um todo.
:: Trikonasana: a posição do triângulo tem seus desafios, pois estimula uma coluna longa e estruturada, enquanto o quadril acolhe o alongamento do corpo para a lateral. As pernas se mantêm firmes, e é uma ótima posição para estimular a correção de desvios posturais como a escoliose.
>> Academias para crianças
:: Urdhva Dhanurasana: a ponte, como é conhecida, é desafiadora e exige, acima de tudo, foco e força de vontade. Alonga os ombros, abre o peito, fortalece pernas e braços, e exige bastante da respiração longa para se manter na posição.
:: Sarvangasana: a posição invertida sobre os ombros, ou vela, aquieta a mente, alonga costas e pernas, estimula a rotação dos ombros e a abertura do peito, além de facilitar a drenagem de excesso de líquidos das pernas.
:: Sirsasana: a posição tradicional de invertida sobre a cabeça é considerada o rei dos asanas (posições do yoga). Através de um intenso trabalho corporal, estimula-se a força e estabilidade no corpo, equilíbrio, trazendo mais sangue para o cérebro e contribuindo para uma maior clareza mental e domínio da mente.
>> Diferentes entre treinar pela manhã, à tarde ou à noite
Foto: Jotta Batistella, Divulgação
:: Utkatasana: a posição da cadeira é forte, exigente para as pernas e braços – a respiração longa e consciente mantém você consciente do momento presente, uma das maiores preciosidades da prática.
:: Paschimottanasana: a postura mais tradicional do ioga, em que uma pessoa sentada no chão se alonga sobre as pernas, tentando alcançar o chão, não deve ser vista como tão fácil assim. Estimulando a abertura do peito sempre, o movimento é feito no quadril, protegendo as vértebras. Alonga profundamente a parte posterior das pernas, alem de relaxar todo o corpo.
:: Navasana: a posição do barco oferece força e vitalidade para abdômen, fortalecendo sua musculatura e trabalhando com o desenvolvimento da força de vontade, característica presente na região do chakra do plexo solar.
:: Matsyendrasana: as torções são excelentes para contribuir com a desintoxicação do corpo, além de tracionar a coluna e criar mais espaços entre as vértebras.
"As posições servem para um bem maior, que é a saúde integral da pessoa", explica especialista
Foto:
Jotta Batistella, Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.