Notícias

 | 17/02/2011 17h12min

Espante o calor com cuidado! Saiba quais problemas o uso do ar-condicionado pode causar

O aparelho pode agravar doenças como rinite e asma

Com as altas temperaturas, o ar-condicionado é um aliado muito forte para evitar e espantar o calor. O que pouca gente sabe, é que este aparelho pode alavancar algumas doenças bem sérias. A falta de limpeza no ar-condicionado, por exemplo, pode agravar doenças como conjuntivites e problemas respiratórios como  a  bronquite. As doenças causadas pelo uso do ar não tem nenhuma relação  com  fato de baixar a temperatura do ambiente, que antes estava quente. O que acontece, é que o aparelho desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas. Especialistas no assunto vão te ajudar a se prevenir destes problemas.

Ui que frio! Será que já estou doente?
O uso do ar-condicionado pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias e o desencadeamento de algumas doenças. De acordo com a pneumologista e professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Mara Rubia André Alves de Lima, este aparelho não ocasiona nenhuma doença. “A pessoa que está com imunidade baixa pode sofrer algumas conseqüências em função do ar-condicionado, além da falta de limpeza e manutenção corretas  também serem agravantes. É bom ressaltar que não existe um culpado. São múltiplos fatores que podem ter feito a pessoa ficar mal”, explica.

A exposição prolongada pode aumentar as chances de a pessoa ter alguma alergia respiratória como rinite e asma, e infecções, como pneumonia e pneumonite por hipersensibilidade. A médica ainda lembra que a asma, por exemplo, é uma doença genética que pode ser causada por partículas “sujas” que a pessoa respira e que desencadeiam  a crise. “Costumo dizer que o pulmão é quase um órgão externo, porque ele sofre com toda a poluição, fumaças tóxicas e contaminações que respiramos diariamente”, e ela completa, “trocas bruscas de temperatura fazem muito mal para as vias respiratórias, pois elas diminuem a limpeza que o pulmão faz e,  neste caso, vírus, bactérias e fungos podem ocasionar problemas graves. Com o ar-condicionado muito seco, algumas pessoas têm sangramento nasal e ressecamento. Já com o ar mais úmido, os ácaros fazem a festa e podem causar rinite e asma alérgica. “A pneumologista dá algumas dicas preciosas para prevenir estas variações de temperatura:

>>Refresque sua casa com ar condicionado

· Quando as mulheres entram em ambientes frios, é sempre bom colocar um casaquinho ou uma echarpe por cima. Os homens, que geralmente usam roupas mais fechadas, não encontram muitos problemas com a temperatura. Em todo caso, a dica vale para ambos sexos.

· Nunca dormir com o ar ligado pois o corpo esfria naturalmente quando estamos dormindo. O bom é resfriar o quarto antes de deitar e desligar na hora do sono.

· Observar o ambiente em que estamos inseridos. Por exemplo, se o ambiente de trabalho tem apenas 10 pessoas, o ideal é manter uma temperatura de 25°C. Agora, se tem mais de 20 pessoas e elas estão se movimentando, é recomendado colocar o ar-condicionado em torno dos 20°C.  

>>Manutenção de ar condicionado em Curitiba

Mara finaliza dando um conselho muito importante: “viver tem o seu risco. Tudo o que é feito em demasia é prejudicial, até respirar oxigênio demais, por exemplo. O ar-condicionado é um conforto se usado de maneira inteligente”, diz.

A limpeza correta
Manter os filtros devidamente limpos evita que a poluição externa entre na casa ou no escritório, o que previne o aparecimento de problemas respiratórios. A falta de regularização do aparelho e a má limpeza acumulam uma grande quantidade de fungos, que é extremamente prejudicial à saúde. De acordo com o técnico em climatização, Alex Alves da Silva, tanto o ar-condicionado comum quanto o split deveriam ser limpos pelo menos uma vez por semana, “com a correria do dia-a-dia as pessoas devem, ao menos, fazer a limpeza e manutenção uma vez por mês.

>>Limpeza do ar condicionado

Já alguns splits contem filtros “bactericidas” e evitam certas proliferações de fungos e bactérias”, explica. Alex diz que a limpeza deve ser feita com produtos biodegradáveis e sabão neutro. “Nós ainda usamos álcool para dar um acabamento e tirar qualquer substância tóxica”, diz.  Quem utiliza o ar-condicionado do carro por muito tempo deve fazer a manutenção e regulagem periodicamente, além de alternar o modo de ventilação, abrindo as janelas do carro para “trocar” o ar. 

Novidade:
- O ar-condicionado split Samsung Crystal, tem uma função chamada Vírus Doctor que é um sistema que promete melhorar a qualidade interna do ar. Ele elimina os agentes biológicos que ameaçam a saúde, com bactérias, micro-organismos causadores de alergias e vírus em geral, incluindo cerca de 99% do vírus da gripe A H1N1. Você pode comprar nas lojas de eletrodomésticos.

 assunto

Leia também:
- Dicas para escolher o seu ar condicionado
- Deixe sua casa mais fresca

HAGAH RS
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.