| 04/02/2011 16h07min
Com crianças e idosos em casa, a preocupação fica por conta da segurança nos ambientes: cuidados no banheiro, na cozinha e na sala são essenciais para que não haja acidentes.
Os idosos, por exemplo, representam 11% da população brasileira e serão 22%, o dobro, em 2025. As crianças, cada vez mais espertas, não perdem tempo e parece que conquistam o mundo quando começam a andar e falar. Então, o ideal é adaptar os espaços para garantir mais conforto a todos.
» Arquitetos em Curitiba
A dica básica em relação aos móveis é evitar que eles tenham quina. “As crianças e idosos batem nesses cantinhos com muita facilidade, então é bom prevenir”, conta a arquiteta Nara Cristina Pons, da Arqpons - Arquitetura.
» Decoração de interiores em Curitiba
Foto: Dicas de Decoração, Divulgação hagah
Existe uma norma de segurança para acessibilidade universal, que como o próprio nome diz, garante o acesso a todos. “É o NBR 9050. Nesta norma se encontram, principalmente no caso de idosos e portadores de deficiência, as alturas das barras de apoio, como devem ser os pisos, a largura dos corredores, das portas e a altura do vaso sanitário, entre outros exemplos”, explica o arquiteto Nelson Eugênio da Silva.
Para evitar pisos escorregadios, o ideal é usar um material antiderrapante, mas sem aquela rugosidade característica. “Esse diferencial deve ser observado porque isso pode confundir principalmente os portadores de deficiência visual”, reforça Nelson.
» Como criar um ambiente ideal para leitura
No banheiro, destaque para as barras de apoio. “É ideal para que os idosos e as crianças também se apóiem. Os mais velhos têm dificuldade na locomoção”, conta Nara. Os tapetes no banheiro não são aconselhados porque são muito lisos e comprometem a segurança de todos.
Quanto ao sanitário, para as crianças, existe um vaso de tamanho próprio para que elas usem. “Há também algumas adaptações para fogões, que evitam que a criança consiga abrir a porta do forno e puxe as panelas de cima dele, evitando assim alguns acidentes bastante comuns”, acrescenta Nelson.
» Como deixar a casa mais segura
Foto: Divulgação
Móveis com vidros simples ou móveis de aço inox devem ser evitados. “Com o vidro podem ocorrer quebras e cortes; com o aço, geralmente sobra alguma quina afiada e/ou tem alguma lâmina que pode gerar cortes também”, finaliza.
» Móveis para a sua casa em Curitiba
Quem mora em sobrado, atenção para as escadas. “É importante ter degraus mais largos e numa altura que não deixe a subida cansativa. Deve ter corrimão dos dois lados, sem quinas também”, completa Ana.
*Com informações do Pense Imóveis
HAGAH PR
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.